Sócio e Head de Marketing na WBGI. Formado em Ciências dos Alimentos pela ESALQ/USP, também possui MBA em Gestão de Vendas pela mesma instituição. Com uma trajetória de mais de 5 anos que une conhecimento técnico e visão estratégica, Alan atua no desenvolvimento de projetos e lidera iniciativas de marketing com foco em inovação e resultados das empresas investidas pela WBGI.

11ª EDIÇÃO DO AGROtic
JULHO | 29, 30, 31 | 2025
Liderando a Revolução Digital no Campo, promovido em parceria com o HUB de Inovação da USP, a ESALQtec.
PATROCÍNIO


APOIO INSTITUCIONAL









CO-REALIZAÇÃO


REALIZAÇÃO


PALESTRANTES

Alan Galisteu
WBGI
Head de Marketing
Head de Marketing

Alberto Pessina
Agromove
Fundador
Fundador
Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ-USP, com MBA pela Fundação Dom Cabral, Ex-Presidente da Assocon e mais de 25 anos atuando no setor. É o fundador da Agromove e desenvolvedor da ferramenta que vai ajudar você a saber o melhor momento para comprar e vender a produção e insumos de sua fazenda.

Anselmo del Toro Arce
Solinftec
Co-founder e Diretor
Co-founder e Diretor
Formado em Engenharia de Controle Automático, com mais de 32 anos de experiência em automação industrial de fábricas de níquel, cimento e cerâmica (Cuba e Alemanha), usinas de açúcar e álcool em Cuba e no Brasil, e nos últimos 20 anos especificamente com automação agrícola no setor de agronegócios brasileiro. Co-fundador em 2007 da Agtech Solinftec.

Bernardo G. Arnaud
StarkSat Carbon Farming
CEO
CEO
Empreendedor serial e especialista em agtech, finanças sustentáveis e tokenização, com formação no Brasil, Alemanha, EUA, Inglaterra e China. Atua no desenvolvimento de soluções digitais para cadeias agropecuárias e florestais, integrando satélites, IoT e blockchain. Professor de pós-graduação na PUC Minas, ministra disciplinas sobre agronegócio e relações Brasil-China. Lidera projetos inovadores em monitoramento agrícola e créditos de carbono, combinando tecnologia e sustentabilidade.

Bruno Barreto Ciscotto
NelCloud
Ceo
Ceo
Com mais de 25 anos de experiência em TI, especializado em BI, Big Data e gestão de dados. É engenheiro pela UFMG, com MBAs em Banco de Dados e Gestão Estratégica, além de certificações em Microsoft, ITIL e Tableau. Atuou em projetos de transformação digital e otimização de processos com uso de dados em empresas como Apponta Dados, BHS e M2DB. Na NELCLOUD, lidera operações com foco em performance e alta disponibilidade de dados.

Bruno Ferreira Vilela
Serpro
Superintendente de Negócios
Superintendente de Negócios
Especialista em transformação digital e futuros dos negócios pela PUCRS e administração estratégica em TI pela FGV, analista do Serpro há 19 anos tendo atuado com diversos órgãos da administração pública federal na construção e evolução de soluções estruturantes do governo. Desde 2016 é superintendente de negócios e nos últimos 3 anos responsável pelas verticais de agronegócio, gestão fundiária, minas e energia, justiça, segurança pública e defesa, patrimônio da união, órgãos de controle, legislativo e judiciário federal.

Cristiane Tibola
Life Biological Control e Pragas.com
Co-founder e CEO
Co-founder e CEO
Co-founder e CEO na Life Biological Control e Pragas.com, Cientista-chefe e atua principalmente nos processos de P&D, produção e marketing. Engenheira Agrônoma pela UFPEL, Mestre em Produção Vegetal pela UPF e doutoranda em Entomologia pela ESALQ/USP. Atuou por mais de 10 anos no mercado Agro como estagiária na Embrapa Trigo, professora na UCEFF e por último, foi coordenadora da área de proteção e biotecnologia florestal na FuturaGene, braço de biotecnologia da Suzano Papel e Celulose, desempenhando posição de liderança e gerenciamento de equipe.

Cristiano Alves
TIP Brasil
Diretor Comercial
Diretor Comercial
Possui mais de 10 anos de experiência no setor de telecomunicações, com forte atuação em estratégias comerciais, estruturação de canais de vendas e expansão de mercado. Formado em Economia e Administração, construiu uma trajetória sólida com foco em performance, relacionamento e geração de valor para o ecossistema de ISPs. Atualmente, é Diretor Comercial da TIP Brasil, onde lidera as iniciativas de crescimento e posicionamento da companhia entre os principais provedores de internet do país.

Daniel Costa
Instituto Eldorado
Consultor Senior em P&D
Consultor Senior em P&D
Consultor senior em P&D no Instituto Eldorado com foco no agronegócio, engenheiro de computação com especialização em projetos tecnológicos e inovação. Atuou na construção da plataforma de agricultura digital sigmaABC para Fundação ABC e as cooperativas mantenedoras, atendendo mais de 6 mil produtores. Hoje representa o Eldorado nas ações do AgGateway e ConectarAgro, além de ser responsável direto pela expansão da contribuição do Instituto com o setor.

Daniel Fuchs
Arqia
Sócio-fundador
Sócio-fundador
Sócio-fundador do Grupo Datora. Desde abril de 2025 ocupa o cargo de VP de Inovação da Arqia, recém adquirida pela Wireless Logic. Em 1996, foi pioneiro na implementação e uso da tecnologia de transmissão de voz por redes IP (VoIP). Em 2010, participou da implantação das duas primeiras MVNOs do Brasil, com a implementação de um core completo para o provimento de serviços 2G e 3G, posteriormente atualizado para LTE. Nos últimos anos, tem se dedicado tanto aos desafios de TI quanto à área de Internet das Coisas (IoT). Formado em Computação e possui MBA em Marketing pelo Insper.

Danielle Silveira Leonel
HUB CNA
Coordenadora de Inovação
Coordenadora de Inovação
Coordenadora de Inovação no HUB CNA. Eleita pela revista Exame em 2022 como uma das 11 mulheres que estão fazendo a diferença no mercado brasileiro de inovação. Profissional da área de Inovação, com 12 anos de experiência, atuando em hubs de inovação (aceleradoras, incubadoras de empresas e parques tecnológicos). Sólidos conhecimentos em desenvolvimento de estratégias e implantação de ações para criar e estreitar relacionamento com parceiros estratégicos; gestão da carteira de parceiros; atuar como elo de ligação entre parceiros e outros departamentos da empresa; fortalecimento das relações com os parceiros e identificação de oportunidades de negócios e cross-sell e up-sell; abertura de novos mercados nacionais e internacionais; desenvolvimento de novos negócios; prospecção de novos clientes.

Eduardo Polidoro
Claro
Diretor de IoT
Diretor de IoT
Com mais de 20 anos de experiência nos setores de tecnologia, conectividade e inovação, Eduardo Polidoro é Diretor de IoT e M2M na Claro Brasil, liderando projetos de cidades inteligentes, agronegócio digital, utilities e veículos conectados. Engenheiro, administrador e cientista de dados, possui sólida formação em Data Science, área cada vez mais estratégica para a transformação digital e a geração de valor nas empresas. Com passagens por multinacionais como GE, Philips e Mercedes-Benz, Polidoro é referência em soluções digitais e no desenvolvimento de ecossistemas IoT. Participa ativamente como palestrante em eventos nacionais e internacionais, conectando tecnologia, análise de dados e negócios.

Giuliano Ramos Alves
ABAG
Gerente de Sustentabilidade e Projetos
Gerente de Sustentabilidade e Projetos
Graduado em Direito e em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Giuliano Ramos Alves possui ampla experiência nas áreas de direito, relações governamentais e políticas públicas, com passagens por empresas multinacionais como Monsanto, Bayer e Mondelez, e em escritórios de advocacia, como Koury Lopes e Freitas Leite. Possui cursos de especialização em Relações Institucionais e Governamentais pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), Consult Master e Faculdade Cásper Líbero. Atualmente atua como Gerente de Sustentabilidade na Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG).

Guilherme Campos
MAPA
Secretário de Política Agrícola
Secretário de Política Agrícola
É engenheiro civil formado pela Escola Politécnica (USP). Foi vice-prefeito de Campinas (2005-2007), Deputado Dederal por dois mandatos (2007-2015), Presidente dos Correios (2016-2018) e Diretor de Administração e Finanças do Sebrae de São Paulo (2019-2023). Em julho de 2023 assumiu a Superintendência do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) em São Paulo e, em julho de 2024, foi nomeado Secretário de Política Agrícola do Mapa.

Gustavo Fedrizzi da Silva
AgroData
Diretor Comercial
Diretor Comercial
Engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP com especialização em mecanização e agricultura de precisão e técnico em informática pelo COTIP. Possui mais de 12 anos de experiência na comercialização e implantação de projetos de geotecnologias e adoção de drones de mapeamento. Pioneiro na aplicação de aerofotogrametria por drones para sensoriamento remoto no agronegócio, integrando IoT e automação. Reconhecido por desenvolver soluções que elevam a eficiência operacional e promovem práticas agrícolas mais sustentáveis.

Hélio Lopes
PUC-Rio
Professor
Professor
Professor Associado do Departamento de Informática da PUC-Rio. Se formou em Engenharia de Computação (1990), fez o Mestrado em Informática (1992) e o Doutorado em Matemática (1996), todos na PUC-Rio. É co-coordenador do ExACTa, que é um núcleo de inovação tecnológica em Transformação Digital com P&D Ágil. É sócio co-fundador da DATAMINT.

Hermano Barros Tercius
Ministério das Comunicações
Secretário de Telecomunicações
Secretário de Telecomunicações
Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações. Servidor de carreira da Anatel desde 2005, onde ocupava o cargo de Superintendente de Fiscalização. Possui experiência profissional de mais de 20 anos na área de telecomunicações, em empresas multinacionais de grande porte e como servidor público federal, com atuação de mais de 10 anos em cargos de Gestão. Participou fortemente da construção da proposta do “Edital de Licitação da tecnologia 5G”. É mestre em Engenharia de Telecomunicações pela UNICAMP, onde também se formou em Engenharia Elétrica. Possui pós-graduação em Regulação de Telecomunicações pelo Inatel e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV.

Jamil Ramsi Farkatt
AUSPIN ESALQ
Gestor de Inovação & Empreendedorismo
Gestor de Inovação & Empreendedorismo
Doutor (PhD) em Engenharia e Gestão Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com formação complementar em Gestão de Projetos Tecnológicos pela Universidad de León (ULe), além de especializações em Empreendedorismo e Inovação pela Porto Business School (PBS), pela Nova School of Business and Economics (Nova SBE), em parceria com a University of California, Berkeley (UC Berkeley) e Google. Professor, pesquisador, desenvolvedor e gestor de projetos de inovação, Jamil acumula mais de uma década de experiência — parte dela construída na Europa — atuando na ponte Brasil–Portugal. Ao longo de sua trajetória, tem se dedicado à modelagem, comercialização, implementação e gestão de iniciativas inovadoras, colaborando com diferentes stakeholders do ecossistema, incluindo startups, médias e grandes empresas, fundações privadas e universidades.

Joana Meirelles
FINEP
Superintendente da Área de Saúde e Transformação Digital
Superintendente da Área de Saúde e Transformação Digital
Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense – UFF e Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Funcionária da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos desde 2013, atualmente ocupa a função de Superintendente de Inovação da Área de Saúde e Transformação Digital (ASTD) e ocupou por sete anos a gerência do Departamento de Energia, Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços (DETI).

Leandro Nazareth Souto
Brain
Head de Novos Negócios
Head de Novos Negócios
Graduado em Filosofia (UFU), Teologia (PUC), mestrado em Filosofia, (UFU), Doutorando em Filosofia (UFU), especialista em processos, projetos e inovação e doutorando em Inovação em Empresas (AVEIRO). Trabalha para o grupo Algar há 22 anos, passando pelas empresas Algar Tech, Alsol (hoje ReEnergisa) e atualmente é Head de Novos Negócios no Brain desde a sua fundação. Também é professor de pós-graduação na PUC Minas e Universidade de Uberaba

Leonardo Alvarenga
SNASH
CEO
CEO
Founder e CEO do SNASH (SNA Startup Hub), ecossistema de inovação com foco no Agronegócio e em temas ligados à Sustentabilidade, além de ser Vice Presidente da Sociedade Nacional de Agricultura. Anteriormente, foi o Managing Director da INVESTMIND, fintech voltada para a recomendação de investimentos de ativos do mercado financeiro brasileiro e global. Também atuou por mais de 10 anos como Head de Produtos na Quantum Finance, sendo o responsável direto pela concepção, desenvolvimento, lançamento e melhoria contínua de grande parte dos produtos da empresa. Também produziu diversos estudos sobre o mercado financeiro brasileiro, que foram apresentados em palestras em diversas capitais do Brasil e publicados em revistas acadêmicas internacionais. Possui Mestrado em Finanças e Economia pela EPGE-FGV e graduação em Ciências Econômicas pela PUC-RJ.

Lucas Koren
IMBR Agro
Co-Founder
Co-Founder
Economista pela ESALQ, mestre em Agronegócio pela FGV e candidato ao título de doutor em Bioenergia pela ESALQ, atuo na interseção entre ciência de dados, modelagem agrícola e inteligência de mercado para o agronegócio. No mercado, já trabalhei como economista na Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais – ABIOVE – e hoje atuo como diretor de pesquisa, desenvolvimento e estratégias da IMBR Agro, onde sou fundador

Luis Hilário Tobler Garcia
FATEC Shunji Nishimura de Pompéia
Professor
Professor
Professor de Ensino Superior e Coordenador do Curso de Big Data no Agronegócio da FATEC Shunji Nishimura de Pompéia. Graduado em Ciência da Computação (UNIVEM), com mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica (EESC/USP), possui ampla experiência em diversas áreas da informática, incluindo desenvolvimento de softwares, bancos de dados, sistemas embarcados, internet das coisas, blockchain, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, entre outras. Atua como professor de ensino superior e atualmente coordena o curso de Big Data no Agronegócio da FATEC Shunji Nishimura de Pompéia.

Marcelo Abreu
Venturus
Gerente Executivo
Gerente Executivo
Chief Technology Officer (CTO) do Venturus, onde atua desde 2005. Com uma carreira sólida em Pesquisa e Desenvolvimento de Software, ele lidera iniciativas de inovação, conectando tecnologia a soluções práticas para diversos setores. Graduado em Engenharia de Computação pela UNICAMP, Marcelo complementou sua formação com um MBA em Futuro e Tendências pela Inova Business School, focando em soluções como Blockchain e Internet das Coisas (IoT). Sua experiência inclui passagens por empresas como Nortel, Ericsson e Alstom Transport, sempre com ênfase em desenvolvimento e gestão de projetos. No Venturus, é responsável por definir o roadmap tecnológico e promover a interface com universidades e projetos de pesquisa, Seu trabalho tem impacto direto em áreas como mobilidade elétrica, agrotech e cidades inteligentes, sempre buscando integrar inovação e tecnologias emergentes.

Nilo Pasquali
Anatel
Superintendente de Regulamentação
Superintendente de Regulamentação
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Regulação de Telecomunicações também pela UnB, é especialista em regulação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desde 2005. Foi gerente de regulamentação de serviços móveis de 2010 a 2013 e gerente de regulamentação de 2013 a 2017. Desde 2018 é Superintendente de Planejamento e Regulamentação, coordenando as atividades de desenvolvimento de normas e regulamentos para todos os serviços de telecomunicações, estudos sobre prestação de serviços, processos licitatórios de espectro, desenvolvimento de infraestrutura e ampliação do acesso.

Rafael Bucco
Tele.Síntese
Editor
Editor
Jornalista, editor do site Tele.Síntese. Cobre desde 2004 o mercado de tecnologia da informação e comunicação e, desde 2012, o mercado específico de telecomunicações. Foi editor da plataforma ResultsON, primeira a integrar revista, site e eventos dedicados à cobertura do segmento de startups no Brasil ainda nos anos 2000. Escreveu para Veja, Wish, UM, entre outras. É formado pela Faculdade Cásper Líbero e tem MBA em Inteligência de Mercado pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

Renato Bueno
Nokia
Diretor de vendas
Diretor de vendas
Renato lidera o negócio de redes móveis para empresas na América Latina para a Nokia. Nessa posição ele atua em diversas verticais de negócio como energia, transporte, manufatura, agro entre outras, construindo parcerias estratégicas, modelos de negócio, com foco em geração de valor e oportunidades para a Nokia, seus parceiros e clientes. Com 20 anos de experiência em vendas e marketing, ele foi Diretor de novos negócios e Marketing para a Nokia na América Latina, Managing partner/co-founder de uma agência de marketing digital e atuou em outras empresas na área de TI e Software no Brasil, México e outros países da América Latina. Tem um MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC/Brasil e concluiu um Master em Telecomunicações pelo Politécnico de Turim/Itália. Graduou-se em Engenharia Elétrica e telecomunicações pela UFMG/Brasil.

Renato Coutinho
ConectarAGRO e TIM Brasil
Diretor Administrativo e Business Development
Diretor Administrativo e Business Development
Business Development Senior Manager IOT & 5G da Tim Brasil. Também é Diretor Administrativo da Associação Rede ConectarAGRO. Com mais de 30 anos de experiência no setor de telecomunicações, atua em várias áreas desde desenvolvimento de produtos, soluções, manufatura, operações e marketing. Formado em engenharia elétrica com MBA em Gestão Industrial pela FGV.

Ricardo Amaral
Hughes do Brasil
Vice-Presidente – B2B
Vice-Presidente – B2B
Vice-presidente da HUGHES do Brasil e responsável pela unidade de negócios empresariais. Com mais de 25 anos de experiência como executivo de Vendas e Marketing, colaborou com empresas como HP, SAP, ORACLE e TIBCO. Associado e certificado pelo IBGC, formado em Engenharia Elétrica pela UERJ, possui MBA em Marketing pela FGV-RJ, Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-Rio e participou de programas executivos na Harvard Business School.

Roberto Fray da Silva
ESALQ/USP
Professor
Professor
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (2010), mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2015) e doutorado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia da Computação (2021) pela mesma instituição. Foi pesquisador de pós-doutorado do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e do Center for Artificial Intelligence (C4AI), dentro do domínio de Tomada de Decisão Causal Multicritério em Redes de Produção Alimentar (AgriBio) e do Laboratório de Automação Agrícola (LAA), ambos parte da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Doutor no Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, nas áreas de automação, robótica, e inteligência artificial aplicadas a sistemas agropecuários e florestais. Suas pesquisas são relacionadas ao uso de automação, inteligência artificial, aprendizagem de máquina, e robótica em problemas das cadeias de suprimentos agroindustriais, previsão de séries temporais, modelagem multi-objetivos, e previsão de impactos de extremos climáticos em áreas agrícolas.

Sérgio Barbosa
EsalqTec
Gerente Executivo
Gerente Executivo
Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP. Gerente executivo da ESALQTec desde junho de 2005, apoiando atualmente mais de 120 projetos de inovação tecnológica na agropecuária. Foi idealizador da campanha “Vale do Piracicaba / Agtech Valley” em 2016, consolidando o ecossistema do município de Piracicaba/SP como uma referência internacional na tecnologia para a agricultura. Em 2017 foi indicado pela revista Dinheiro Rural como uma das 100 Personalidades mais influentes do agronegócio brasileiro.

Sergio Sgobbi
Brasscom
Diretor de Relações Institucionais e Governamentais
Diretor de Relações Institucionais e Governamentais
Graduado em Ciências Sociais pela Unesp e Administração pela Uniara, atuou como consultor em gestão empresarial para micro e pequenas empresas para o SEBRAE/SP e facilitador de cursos nas áreas de RH e Gestão Estratégica de Negócios. Desempenhou a função de Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Araraquara sendo responsável pela área de trabalho, emprego e renda, onde fomentou programas de capacitação profissional para os setores aeronáutico (Embraer) tecnologia da informação, sendo responsável pelo primeiro PLANSEQ – Programa Setorial de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego. Desenvolve a função na Brasscom de diretor de relações institucionais e reponde pela expansão de cursos técnicos e de aprendizagem junto ao SENAI e pela elaboração do Pronatec Setorial de TI junto ao MDIC e desenvolveu a primeira e a atual versão do Projeto Brasil Mais TI.

Valdner D. Ramos Clementino
UNIVASF
Professor
Professor
Graduado em ciências econômicas, na Universidade Federal de Pernambuco. É mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará. Doutor em Gestão, pela Universidade de Évora – Portugal. Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, desde 2004. Atualmente, coordena o FruitTech – Programa de Inovação Tecnológica, é pesquisador do AgroLabs projetos voltados à transformação digital do setor da fruticultura. Como docente e pesquisador tem atuando nas seguintes áreas temáticas: Agricultura Digital, Desenvolvimento Regional, Gestão do Agronegócio e Gestão de Projetos.

Vitor Silva
INRALT
Especialista de Negócios
Especialista de Negócios
Especialista de negócios na Inralt, com foco estratégico em Go-To-Market. Economista pela ESALQ, construiu toda sua carreira com inovação no Agronegócio. Com passagem pelos times de marketing e operações do AgTech Garage (atual PWC Agtech Innovation) hub de inovação Piracicabano especializado no Agro, atuou também como consultor de inovação na New Innovation Partners.
PROGRAMAÇÃO
Infraestrutura e Conectividade no Campo
9h25 | Painel 1: Conectividade rural – 5G, LPWAN, LoRa e satélite no suporte à inovação agrícola
O painel discutirá os modelos de infraestrutura que vêm sendo implantados para levar internet ao campo, incluindo redes privadas 5G, 4G, LPWAN, LoRa e satélites geoestacionários e de baixa órbita. Serão explorados os desafios técnicos e regulatórios e os impactos concretos na produção.
Daniel Fuchs | Sócio-fundador – Arqia
Eduardo Polidoro | Diretor de IoT da Claro
Leandro Nazareth Souto | Head de Novos Negócios no Brain
Renato Bueno | Diretor de vendas para Enterprise, Mobile Networks América Latina – Nokia
Renato Coutinho | Diretor Administrativo na ConectarAGRO
Ricardo Amaral | Vice-Presidente – B2B da Hughes do Brasil
Moderador: Rafael Bucco | Editor do Tele.Síntese
10h40 | Pitch de Startups 1
Lucas Koren | Co-Founder – IMBR Agro
10h50 | Pitch de Startups 2
Cristiane Tibola | Co-founder e CEO na Life Biological Control e Pragas.com
11h | Painel 2: Armazenagem de dados em nuvem e a agricultura em tempo real
A digitalização da produção exige processamento e análise contínua de dados. Este painel abordará como o uso da nuvem tem permitido monitoramento remoto, rastreabilidade, previsões agrícolas e maior agilidade na tomada de decisão pelos produtores.
Bruno Ciscotto | CEO da NelCloud
Hélio Lopes | Professor Associado do Departamento de Informática da PUC-Rio
Luis Hilário Tobler Garcia | Professor de Ensino Superior e Coordenador do Curso de Big Data no Agronegócio da FATEC Shunji Nishimura de Pompéia
Moderador: Jamil Farkatt | Gestor de Inovação & Empreendedorismo na AUSPIN ESALQ
12h15 | Encerramento da manhã
Automação, Robótica e Inteligência de Dados
9h | Keynote: Agro Inteligente – como aplicar o IOT no agro
Cristiano Alves | Diretor Comercial da TIP Brasil
9h25 | Painel 3: Automação e robótica no agronegócio – do sensoriamento à colheita
Tecnologias de sensoriamento remoto, tratores autônomos, drones e sistemas inteligentes de irrigação estão transformando as operações no campo. O painel trará casos reais de aplicação dessas soluções e suas vantagens operacionais.
Anselmo del Toro Arce | Co-founder e Diretor Relações Institucionais na Agtech Solinftec
Daniel Costa | Consultor Senior em P&D no Instituto Eldorado
Gustavo Fedrizzi | Diretor Comercial na AgroData – Soluções Inteligentes
Moderador: Alan Galisteu | Head de Marketing na WBGI
10h40 | Pitch de Startups 3
Vitor Silva | Especialista de Negócios da INRALT
10h50 | Painel 4: As ferramentas para disrupção tecnológica no agronegócio
A gestão de propriedades rurais está sendo impactada por tecnologias que oferecem previsibilidade e personalização. Este painel debaterá como IA, blockchain e big data estão moldando novos modelos de financiamento, comercialização e planejamento agrícola.
Bernardo G. Arnaud | CEO da StarkSat Carbon Farming
Bruno Ferreira Vilela | Superintendente de Negócios do Serpro
Marcelo Abreu | Gerente Executivo na Venturus
Roberto Fray da Silva | Professor Doutor no Departamento de Engenharia de Biossistemas – ESALQ/USP
Moderador: Rafael Bucco | Editor do Tele.Síntese
12h – Encerramento da manhã
Políticas Públicas e Ecossistemas de Inovação
9h | Keynote : O papel estratégico da Finep no apoio à transformação digital do agro
Joana Meirelles | Superintendente da Área de Saúde e Transformação Digital da FINEP
9h25 | Painel 5: Agricultura digital e o papel das políticas públicas
O painel vai discutir como MAPA, Embrapa e demais atores públicos estão atuando para ampliar o acesso à tecnologia no campo, especialmente para pequenos e médios produtores. Serão abordados temas como financiamento, previsibilidade e incentivos à inovação.
Guilherme Campos | Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA
Giuliano Ramos Alves | Gerente de Sustentabilidade e Projetos da Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG
Hermano Barros Tercius | Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações – MCom
Nilo Pasquali | Superintendente de Regulamentação da Anatel
Sergio Sgobbi | Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Brasscom
Moderador: Rafael Bucco | Editor do Tele.Síntese
10h50 | Pitch de Startups 4
Alberto Pessina | Fundador da Agromove
11h | Painel 6: O papel dos ecossistemas de inovação na transformação do agronegócio
Startups, hubs, aceleradoras e centros de pesquisa têm se consolidado como atores-chave no avanço tecnológico do agro. O painel abordará como esses ambientes colaborativos impulsionam a criação e difusão de soluções digitais, conectando ciência, mercado e produtor rural, e como podem ser acessados para desenvolver soluções conforme o perfil do produtor.
Danielle Leonel | Coordenadora do HUB CNA
Leonardo Alvarenga | CEO DA SNASH – SNA Startup Hub
Valdner Ramos | Professor na Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF
Mediador: Sérgio Barbosa | Gerente Executivo da EsalqTec
12h10 – Encerramento do evento
TEMAS DA PROGRAMAÇÃO
Conectividade Rural – Soluções terrestres e Via Satélite
Infraestrutura de conectividade, implementação de 5G, 4G, redes LPWAN, Lora e satelital para suportar a transformação digital no agronegócio. Os painéis discutirão os desafios e as oportunidades na construção de uma infraestrutura robusta que possa suportar o aumento da demanda por conectividade, necessária para a adoção de tecnologias emergentes como inteligência artificial, automação, e monitoramento remoto. Especialistas irão apresentar casos de sucesso na implantação dessas redes e debater sobre os custos, viabilidade e parcerias público-privadas essenciais para viabilizar essa conectividade.
Gestão de Risco no Agro
O debate irá explorar como tecnologias financeiras inovadoras, como blockchain, inteligência artificial e análise de big data, estão criando soluções personalizadas que atendem às necessidades específicas dos agricultores. E, com eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes — como secas, inundações e geadas — serão apresentadas também as opções de seguros agrícolas e seus riscos.
Automação e Robótica para o Agronegócio
Tecnologias de sensoriamento remoto para monitoramento de safras, análise de solo e planejamento de colheitas. A automação da produção e o uso de robôs estão avançando em diferentes vertentes, desde a análise do solo, passando por monitoramento, sensoriamento e colheita. O uso de drones e imagens de satélite também tem transformado a maneira como os produtores monitoram suas lavouras.
Agricultura Digital e Políticas Públicas - Incentivos e Regulamentação
Discussão sobre o papel do governo em apoiar a adoção de tecnologias digitais no campo. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tem destacado a digitalização como um dos pilares para o aumento da produtividade e sustentabilidade no campo. Segundo o MAPA, a adoção de tecnologias digitais poderia elevar em até 20% a produtividade agrícola no Brasil, colocando o país na vanguarda da inovação no setor agropecuário.
O Papel dos Ecossistemas de Inovação
Startups e incubadoras apresentam soluções inovadoras para o agronegócio. Atualmente, o Brasil conta com mais de 1.500 agritechs, segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Essas empresas estão revolucionando o agronegócio ao introduzir tecnologias que vão desde agricultura de precisão até inteligência artificial, contribuindo para o aumento da produtividade e a sustentabilidade no campo.
Armazenagem de dados em nuvem
Com o uso da Nuvem, produtores têm acesso a informações em tempo real, otimizando as operações e tomadas de decisão

PÚBLICO ALVO
Cooperativas agrícolas, produtores rurais, técnicos do campo, pesquisadores e acadêmicos vinculados ao segmento, dirigentes de empresas de tecnologia da informação e de conectividade, representantes da indústria do agrobusiness.

